Estes simples passos previnem problemas na bexiga e rins

A bexiga e os rins trabalham pesado todos os dias para livrar o corpo das substâncias tóxicas resultantes do metabolismo.

A única exigência que nos fazem é a ingestão abundante de líquidos para combater bactérias.

Quando bebemos pouco líquido, ficamos mais propensos a contrair uma infecção urinária ou a desenvolver cálculos renais.

Incontinência urinária: o que é e como cuidar

Em função do processo natural de envelhecimento, homens e mulheres (estas também por causa do parto) podem sofrer desse mal, pois o músculo da bexiga passa a não funcionar de forma adequada e libera involuntariamente algumas gotas de urina.

Hoje sabe-se que a incontinência urinária também pode ter causas psicológicas, podendo ser tratada através de programas antiestresse, como sessões de ioga ou treinamento autógeno.

Além disso, existem diversos chás que fortalecem a musculatura da bexiga:

Chá de mirtilo (blueberry) é um remédio comprovado contra a incontinência urinária. Para prepará-lo, basta misturar 20 g de folhas de mirtilo a 250 ml de água. Beba três vezes ao dia.

Chá de erva-de-são-joão adoçado com mel também é um ótimo remédio. Beba 1 xícara duas vezes ao dia ao longo de 5 semanas.

• Para um tratamento eficaz de 3 semanas para a sua bexiga, tome diariamente 3 xícaras do seguinte chá: misture 50 g de alquemila, 30 g de epilóbio e 20 g de semente de funcho. Adicione 1 colher (chá) da mistura para cada xícara de chá. Deixe a infusão agir durante 10 minutos.

Que o calor ajuda a combater problemas vesicais todo mundo sabe há muito tempo. Antigamente faziam-se banhos de assento ou colocava-se uma bolsa de água quente sobre o ventre pouco antes de ir dormir. Esse método simples dá resultado até hoje.

Cálculos renais: o que são e como evitar

A ingestão insuficiente de líquidos é uma das principais causas da formação de cálculos renais, pois os sais minerais não se diluem e se acumulam lentamente até formarem uma pedra.

• Chás de quaisquer ervas ou frutas, água sem gás e sucos de frutas ralos são ideais para limpar os rins e mantê-los saudáveis.

• Quem está propenso a desenvolver doenças renais deve evitar sucos de maçã e de toranja (grapefruit), pois essas frutas aumentam o risco da formação de cálculos renais.

Leite e bebidas que contêm leite, assim como cerveja, vinho e café, reduzem o risco de desenvolver pedras nos rins. No entanto, não ignore os efeitos colaterais nocivos do álcool e do café.

O sal, o açúcar e a carne estão entre os principais desencadeadores de cálculos renais e só devem ser ingeridos em pequenas quantidades.

• Se você tem cálculos renais pequenos, alguns remédios caseiros podem funcionar: um chá diurético de folhas de bétula ou de hibisco ajuda a eliminar cálculos. Outra alternativa é o kombucha (encontrado em lojas de produtos naturais), que é um chá frio fermentado com a flor de kombucha.

• O tratamento através de limpeza com diuréticos naturais à base de plantas medicinais (bétula, solidago, hibisco) deve ser conduzido por pouco tempo (alguns dias) e ingerindo líquidos em abundância (2,5 a 3 litros de água por dia).

• Se as pedras provocarem dores, faça uma compressa de batata cozida, amassada e ainda quente, e aplique sobre a barriga, na altura dos rins. O calor trará alívio.

• Uma bolsa de água quente ou uma almofadinha de sementes aquecida pode substituir a compressa de batata.

• A exposição à luz infravermelha ou um banho quente também amenizam as dores.

• Em caso de dores muito agudas na região dos rins e/ou na uretra, acompanhadas de febre e calafrios, consulte um médico imediatamente.

Infecção urinária: como evitar esse mal

As mulheres são mais propensas a infecções urinárias, também chamadas de cistites, do que os homens, pois têm a uretra mais curta, permitindo que bactérias alcancem a bexiga com maior facilidade.

Uma causa comum para essa infecção é a ingestão insuficiente de líquidos; outra é o “resfriado” da bexiga, ou seja, ficar sentada durante muito tempo sobre superfícies frias ou não trocar roupas de banho úmidas imediatamente.

Contra as necessidades urgentes de urinar e as dores causadas por esse mal, nossas avós já recorriam a inúmeros remédios caseiros que ajudam quando tomados assim que os primeiros sintomas aparecem.

Mas, se a infecção não demonstrar nenhuma melhora após 3 dias, consulte um médico imediatamente.

• Um chá de ervas quente ajuda na limpeza da bexiga e alivia as dores.

Sucos cítricos, como de cranberry, mirtilo ou groselha, baixam o pH da urina e dificultam a reprodução de bactérias.

• Mastigar 1 colher (sopa) de sementes de abóbora três vezes ao dia ajuda a aliviar as dores.

• Uma salada fresca de agrião e urtiga tem efeito diurético e elimina bactérias do organismo.

• O calor ajuda a aliviar as dores agudas: coloque uma almofadinha de sementes aquecida entre as pernas e/ou sobre a bexiga.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *