PUBLICIDADE

Como Lidar Com Crítica de Maneira Construtiva

“Uma pessoa sábia fica calma quando é insultada”

Provérbios 12:16

Como você pode distinguir a crítica construtiva da crítica destrutiva? Praticando estes princípios da Palavra de Deus:

1) Decida que você lidará com qualquer tipo de crítica de forma construtiva.”Uma pessoa sábia fica calma quando é insultada”. Respostas iradas apenas causam um curto-circuito no pensamento racional e disparam reações emocionais.

“Se você der ouvidos à crítica construtiva, se sentirá confortável entre os sábios. Se você rejeitar a disciplina, só se machucará; mas se der ouvidos à correção, crescerá em entendimento” (Pv 15:31-32 NLT). Pergunte sempre a si mesmo: “Posso aprender alguma coisa aqui?”

PUBLICIDADE

2) Considere o caráter do seu crítico.”A testemunha sincera diz a verdade; a testemunha falsa diz mentiras. Algumas pessoas fazem observações mordazes, mas as palavras do sábio trazem cura”(Pv 12:17-18 NLT). Seu crítico é confiável? As palavras dele têm a intenção de ajudá-lo?

Nesse caso, seja grato por elas e tome-se mais sábio. “É melhor ser criticado por uma pessoa sábia a ser elogiado por um tolo” (Ec 7:5 NLT). As palavras dele têm a intenção de diminuí-lo e de ferir sua autoestima? As palavras que o tornam mais humilde têm um propósito divino, mas as palavras que o humilham não; por isso, rejeite-as.

3) Examine a sua consciência. Paulo escreveu:”Minha consciência está limpa… é o próprio Senhor quem me examinará e decidirá” (1 Co 4:4 NLT). Se você é inocente, deixe o resultado com Deus. Só Ele vê o quadro geral.

4) Se você for criticado por causa da sua fé, considere-se abençoado.”Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês” (1 Pe4:14 NVI). Alegre-se quando a sua vida agradara Deus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *