PUBLICIDADE

Bênçãos Para Um Coração Compassivo – Minuto com Deus

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 8:5
“Entregaram-se… ao Senhor e, depois, a nós…”

Você já encontrou uma pessoa sem teto, deu a ela algum dinheiro, observou-a ir embora e se perguntou:”Será que acabei de pagar pela próxima bebida ou droga que essa pessoa irá usar, ou recompensei a sua preguiça?”

Em alguns casos você pode estar certo, em outros casos pode estar errado. Então, o que fazer? Em 2 Coríntios 8 Deus nos dá instruções para podermos seguir e entender essa questão. A igreja da Macedônia fazia assim:

1) Tanto os que eram bem de vida quanto os necessitados participavam. Todos eles contribuíam, mesmo os de “extrema pobreza… transbordaram em rica generosidade… [e] deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam”(v. 2-3 NVI).

2) Eles davam alegremente, e não sob pressão. “Por iniciativa própria… eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar…” (v. 3-4).

PUBLICIDADE

3) A contribuição deles fluiu a partir de sua devoção a Cristo.”Entregaram-se primeiramente ao Senhor e depois a nós”(v. 5). Eles não deram para impressionar aos outros, ou para ter uma dedução nos impostos, ou para se livrarem da insistência do pregador, ou porque “se sentiram mal” pelos necessitados. Na verdade, foi uma reação natural à sua paixão por Jesus.

4) Os líderes da igreja recebiam, supervisionavam e distribuíam as doações coletivas. Eles não as passavam adiante de forma ingênua e desavisada, confiando na integridade de desconhecidos. Seus líderes lidavam com as ofertas e as distribuíam de forma aberta, consistente e com responsabilidade.

Eles sabiam que as finanças eram distribuídas com honestidade.”… aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens” (v. 21). Moral da história: você pode dar sem amar, mas não pode amar… sem dar àqueles a quem Deus ama.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *