Amor precioso – Direção Espiritual

    Leitura Bíblica: 1 Coríntios 13

    Quem em nosso país não assiste, ainda que de vez em quando, às novelas da televisão? Infelizmente seus ensinos nem sempre são aproveitáveis. Recentemente, umas mulheres apaixonadas se propunham a mostrar os efeitos do amor nas pessoas; só que, como quase todas as propostas da mídia, passavam longe do que é realmente o amor.

    O texto de hoje, um dos mais lindos dos do Novo Testamento, mostra o ensino de Paulo sobre o amor. Ele conhecia as palavras de Jesus ao final de seu ministério: “Um novo mandamento lhes dou: amem-se uns aos outros … com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. (Jo 13.34).

    Por isso escreveu este texto, no qual explica: Primeiro, a inutilidade da vida sem amor: nem os dons espirituais, nem a capacidade intelectual, nem uma fé apaixonada, nem a caridade, nem o martírio terão valor se não estiverem revestidos e motivados pelo amor verdadeiro. O amor é o mais importante em tudo isso e foi isto que Deus demonstrou quando deu o Seu Filho a nós.

    Segundo, as características do amor que devem encher o coração do homem criado à imagem e semelhança de Deus. O amor sabe sofrer, crer, esperar, suportar – o amor pode agüentar insultos, injúrias e desilusões. Foi este o amor demonstrado por Jesus na cruz. Às vezes não concordamos com isso, mas sabemos que o verdadeiro amor vence essas provações, porque é mais forte do que elas.

    Terceiro: algumas coisas que o amor não pode ter: ciúmes, soberba, inconveniência, interesses, injustiça. Isto nunca poderá existir no amor, pois ele é oferecido com singeleza, modéstia, desprendimento e alegria. Por isso o apóstolo disse que o amor jamais acaba; e João conta que “nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (lJo 4.19).

    Este tipo de amor, que nos é concedido por Deus e não pelo mundo, vai sendo a cada dia fortalecido e aperfeiçoado por Ele.

    Você não quer experimentar este amor? Receba-o de Deus e passe-o adiante!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *