Você está aqui: Início / Saúde / Dieta para emagrecer pelo uso de castanhas

Dieta para emagrecer pelo uso de castanhas

Sempre que leio algum artigo que trata de emagrecimento, vejo  dicas para inserir as castanhas na alimentação diária. Elas são ricas em nutrientes e dão a sensação de saciedade tão necessária a quem não pode comer muito de uma só vez. Neste artigo você verá algumas dicas de uso de castanhas na dieta para emagrecer rápido. Embora o artigo trate de comidas natalinas, elas podem figurar nas refeições em qualquer época do ano.

Como usa as castanhas numa dieta para emagrecer

Em todas as partes do mundo esses frutos fazem parte da ceia de Natal, sendo conhecidos e apreciados desde a Antiguidade. Embora sejam encontradas durante o ano inteiro, é na época do Natal que as nozes, amêndoas e avelãs são mais consumidas. Os três frutos pertencem ao grupo das oleaginosas e podem ser comidos ao natural ou como ingrediente de pratos salgados ou doces. Importante é que elas sejam adicionadas ao cardápio regular como forma de manter a saúde.

NOZES: USO E PREPARO

A noz é conhecida desde a Antiguidade: os romanos a usavam com fins medicinais e os gregos trocavam nozes comercialmente. Os romanos difundiram seu cultivo por toda a Europa no fim do século IV e os portugueses trouxeram-nas para o Brasil, onde são cultivadas em pequena escala nas zonas altas da região Sul.

O valor nutritivo da noz é muito alto e ela é comum nas receitas de nutricionistas para dietas: 100 gramas fornecem 705 calorias. Além do alto teor de gordura, a noz contém quantidades razoáveis de proteínas, carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais (cálcio, fósforo e ferro). Devido às calorias e gorduras, a noz não é indicada para quem quer emagrecer ou tem organismo delicado.

alimentação para secar a barriga

As nozes são encontradas à venda com ou sem casca, a granel, ou, mais raramente, conservadas em latas. Compradas com casca, deve-se calcular 1 quilo para obter a metade descascada. Elas serão de boa qualidade quando se apresentam firmes, pesadas e sem rachaduras.

Graças à casca que os envolve, os três frutos não se deterioram com facilidade. Depois de descascados devem ser guardados num vidro na geladeira.

Devido à sua alta taxa de gordura, a noz é facilmente deteriorável, devendo ser conservada em local fresco e ventilado, quando pode durar até seis meses.

Para retirar a polpa, quebra-se a casca com um quebra-nozes ou um martelo de carne, com cuidado para não esmigalhá-la. O melhor é forçar a quebra na linha divisória. Para fazer sair a pele fina que cobre a polpa, basta deixar a noz de molho em água fria por 5 minutos (para não encharcar) e colocar depois para escorrer. Esta película pode ser aproveitada para fazer uma bebida chamada água de noz, colocando-a de molho em aguardente e açúcar.

Para prepará-las de forma diferente, levam-se ao fogo as nozes sem casca com meia xícara de mel e meia xícara de pasta de amendoim. Isso pode ser visto em qualquer dieta para emagrecimento

Quando usadas para fazer massas em geral, devem ser passadas em farinha de trigo para não ficarem no fundo da forma. Para tostá-las, basta que sejam espalhadas numa assadeira coberta com manteiga na seguinte proporção: 1 colher (de sopa) para 2 xícaras de nozes descascadas. Assar em forno médio pré-aquecido por 20 minutos ou até que dourem, mexendo de vez em quando para tostarem por igual. Em seguida, espalhar num papel absorvente para eliminar o excesso de gordura. Para moê-las, bater no liquidificador ligando e desligando o aparelho algumas vezes.

AMÊNDOAS: USO E PREPARO

Há dois tipos de amêndoas: as doces e as amargas. As primeiras têm maior uso, enquanto das outras se extrai a essência, de largo emprego culinário. Fruto tipicamente europeu, a amêndoa foi trazida para as Américas pelos missionários espanhóis. Contém boa quantidade de vitaminas e sais minerais, taxa alta de calorias (640% em 100 gramas) e de gordura (54% em 100 gramas).

Para retirar sua película, basta deixá-la de molho em água quente por 2 minutos até que a película se desprenda e depois colocá-la para secar. Para tostá-las, espalhar as amêndoas com ou sem pele num tabuleiro, assando em forno médio pré-aquecido. Cortam-se com uma faca enquanto estiverem mornas. Sem casca, elas se conservam melhor quando guardadas na geladeira em vidro hermeticamente fechado.

AVELÃS: USO E PREPARO

Da mesma forma que as nozes e as amêndoas, as avelãs são altamente calóricas, ricas em gorduras (63% em 100 gramas), além de contarem com vitaminas do complexo B e sais minerais.

Ao comprar a avelã, é importante verificar se a casca é uniforme, sem rachaduras e estará velha se, ao sacudi-la, a polpa bater contra a casca.

Depois de quebrar a casca, retira-se a película, colocando-a em forno médio e pressionando-a, ainda quente, entre os dedos. Para tostá-las com sal, aquecer 2 colheres (de chá) de óleo numa frigideira, juntar as avelãs e 1 colher (de chá) de sal para cada colher de avelã. Mexer sempre até que as avelãs estejam tostadas e depois escorrê-las sobre papel absorvente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.