Você está aqui: Início / Animais / Pastor Alemão → Um Excelente Cão De Guarda

Pastor Alemão → Um Excelente Cão De Guarda

No fim do século XIX, na Europa, as estradas de ferro obrigaram os criadores de gado a demarcarem suas áreas de pasto, e o cão pastor começou a se tornar inútil. Em consequência, a reprodução desse animal diminuiu consideravelmente. Então, os alemães se preocuparam em perpetuar a raça dos cães pastores, pensando em utilizar suas habilidades para o trabalho de polícia e de guerra. Assim, surgiu o pastor alemão, que, nos dias atuais, se encontra entre as dez raças caninas preferidas no mundo todo. O cinema foi um veículo que garantiu a popularidade do pastor alemão, promovendo exemplares, como Rin-Tin-Tin, que conquistaram o coração de milhares de crianças.

Características da raça

Um bom pastor alemão deve ser forte, ágil, musculoso, alerta e cheio de vida. Além disso, é importante que apresente um desenvolvimento harmonioso das partes traseiras e dianteiras. Também deve ser mais longo do que alto, e ter uma cabeça forte (não pesada) e proporcional ao corpo. Deve ter queixadas bem desenvolvidas, dentes fortes, com os superiores cobrindo os inferiores. Isso permite um tipo de mordida mais poderoso e evita que os dentes se desgastem tanto, como quando as bordas se encontram diretamente. Quanto aos olhos, devem ser um pouco oblíquos, de tamanho médio e cor escura, e ter expressão penetrante. No que diz respeito às orelhas, devem ser moderadamente pontiagudas e manter-se bem erguidas quando o cão está atento (os filhotes, em geral, não conseguem levantar as orelhas até o quarto ou sexto mês de vida).

Outra característica do pastor alemão é apresentar pelagem dupla: uma, formada de pelos curtos, e outra, de pelos longos. A pelagem curta, ou interior, varia em quantidade conforme as estações do ano e o tempo que o cão passa ao ar livre.

São muitas as funções que os cães dessa raça podem desenvolver com sucesso. Entre elas, a de guia para cegos, sentinela, a de pastor e de companheiro amigo e fiel.

Mas sempre se encontra em grau suficiente para repelir a água e proteger o animal contra insetos e excessos de temperatura. A pelagem longa, ou exterior, deve ser tão espessa quanto possível. Um detalhe a ser levado em conta é a cor da pelagem do cão: as ricas e fortes, com pigmentação bem definida, são preferíveis às claras. Os pastores de pelagem branca não são muito desejáveis e, no caso de demonstrarem características albinas, devem ser rejeitados.

O pastor alemão por excelência deve ter um bom caráter: ser acessível, tranquilo, mas, conforme a ocasião, mostrar-se alerta e ansioso em servir ao seu dono. Timidez, nervosismo, desinteresse e falta de confiança não são típicos de um bom caráter. Nos casos de timidez extrema, o cão pode se tornar um mordedor que ataca, não por uma razão justificada, mas por estar com medo da presença de um estranho.

Cuidados com a saúde e treinamento

Para fazer do pastor alemão um cão obediente e saudável, é necessário observar certos cuidados:

1) Durante a fase de crescimento, que é muito rápida, convém administrar-lhe cálcio e vitamina D, para que o esqueleto possa se desenvolver com ossos fortes e resistentes.

2) Dos 45 dias aos 3 meses de idade, o cão deve receber soro hiperimune (a cada quinze dias) para se proteger contra cinomose, hepatite infecciosa   e  leptospirose.   Aos   3 meses, o animal já pode ser vacinado   contra  essas  doenças,  e  é importante  que  as vacinas sejam repetidas após 45 ou sessenta dias. Contra a raiva, ele deve ser vacinado aos 6 meses de idade. Além disso, convém que todas essas vacinas sejam reaplicadas anualmente.

3) Para  não   prejudicar  o  seu desenvolvimento normal, é conveniente livrá-lo dos vermes quando ele   ainda é novinho,  mantendo-o periodicamente sob controle contra verminose.

4) Como as orelhas dos pastores alemães têm pelo ralo, costumam ser atacadas por moscas. Esses ataques  podem  causar  sérias  lesões com hemorragias frequentes. Para evitar a aproximação desses insetos, podem-se usar repelentes, que devem ser aplicados apenas nas pontas das orelhas do animal, a fim de não intoxicá-lo. Ferimentos e hemorragias tratam-se como qualquer outra ferida.

5) A pelagem do pastor alemão é abundante e, para mantê-la limpa e bonita, basta escová-la diariamente.

6) Se o cão apresentar um quinto dedo, ou “unha de lobo”, este deverá ser amputado por um médico veterinário. E, quanto mais cedo, melhor (feita até o quinto dia de vida do animal, essa operação é simples e dificilmente causa problemas).

7) Devido ao seu tamanho e tipo de vida, o pastor alemão necessita de grandes espaços onde possa se exercitar. Na falta de um bom quintal, é preciso levá-lo a longas caminhadas diárias.

8) O pastor alemão não deve ser alimentado apenas uma vez por dia, como muitos acreditam, porque depois de oito ou dez horas acaba de digerir os alimentos e fica o resto do tempo em jejum, passando a comer coisas que não deve. O certo é alimentá-lo duas vezes ao dia, em horas certas. Se ele recusar uma refeição, deve-se voltar a oferecer-lhe comida somente na próxima hora determinada para isso. Dessa forma, evita-se que se torne glutão e, com horário certo para comer, passará a fazer suas necessidades também em horas certas.

9) O treinamento do pastor alemão deve começar quando tiver 10 ou 12 meses de idade. Pode ser feito por treinadores  especializados  ou pelo próprio dono. Para essa raça, o treinamento é muito importante. Através dele, o animal aprende a obedecer ao dono, não se rebelando contra as ordens. Um detalhe que merece atenção: um cão feroz é sempre um perigo, pois ataca sem qualquer motivo. Assim, mesmo para torná-lo um bom guarda de casa, não se deve treiná-lo para a ferocidade, pois sua aparência já impõe respeito e temor.

Bem treinado,  o  pastor  alemão  é  um ótimo companheiro, dócil, amoroso e inteligente. E, entre suas melhores qualidades, encontra-se a de gostar de crianças. Portanto, bem tratado, ele só dará satisfações para toda a família.

Um comentário

  1. Interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.