Você está aqui: Início / Saúde / Benefícios do conhaque para a saúde

Benefícios do conhaque para a saúde

Essa bebida já era fabricada há mais de três séculos em Cognac, região de Charente, na França, de onde se originou o seu nome e hoje, sabe-se de muitos benefícios do conhaque para a saúde.

O conhaque é uma aguardente extraída de vinhas que não são apropriadas para a produção de vinho, como a folie blanche. Sua fabricação começa a partir de um vinho branco feito de uvas dessas vinhas. Esse vinho é colocado dentro de uma caldeira de cobre e fervido em fogo brando, até que se transforme em vapor e este se condense em uma serpentina, indo cair num tonel. Dessa operação surge uma primeira mistura que é novamente passada pelo processo de fervura na caldeira, por doze horas.

Destilado, o conhaque apresenta um teor alcoólico entre 65 a 68 graus e não tem qualquer perfume (buque), pois este apenas se desenvolverá durante o processo de envelhecimento da bebida.

Para envelhecer, o conhaque é colocado em tonéis de carvalho, novos, onde permanece por um ano. Depois, passa de três a vinte anos (às vezes mais) em tonéis mais velhos e, finalmente, no seu último ano de maturação, é misturado com outros conhaques em tonéis velhíssimos. E é ao longo de todo esse processo de envelhecimento que a bebida adquire sabor e cor doura-do-pálida. Quanto ao buque, ele se forma em consequência da oxidação da madeira porosa dos tonéis.

Já envelhecido, o conhaque é engarrafado, estando pronto para ser consumido. Pode ser guardado indefinidamente, sem que sua cor e seu sabor sofram alterações.

Segundo uma nomenclatura internacional padronizada, pode-se saber durante quanto tempo um conhaque foi envelhecido. Assim, uma estrela no rótulo significa três anos de tonel. Duas estrelas, quatro anos. Três estrelas, cinco. Os conhaques com mais de cinco anos de envelhecimento apresentam letras no rótulo, em vez de estrelas: VO (very old), VSO (very special old), VSOP (very special old pale) e VVSOP (very, very special old pale). Quanto mais letras apresentar, mais envelhecido é o conhaque.

PROPRIEDADES DA BEBIDA

Como toda bebida alcoólica, o conhaque fornece muitas calorias (7 em cada grama). Por isso, e por causar um aumento de secreção do suco gástrico (o que estimula o apetite), pode engordar, se consumido em excesso.

Quando tomado em quantidades moderadas, o conhaque ajuda a digestão, relaxa os nervos e os músculos, melhora a circulação e aumenta a oxigenação do cérebro. Ingerido em demasia, provoca fadiga, falhas na coordenação motora, causando até inércia muscular.

Mesmo em pequenas doses, o conhaque é contra-indicado para pessoas que estejam em regime de emagrecimento. Também não deve ser tomado por quem tem problemas hepáticos ou renais. Mulheres grávidas e indivíduos em tratamento com antibióticos devem evitá-lo.

As garrafas de conhaque devem ficar em lugar fresco, sombrio e ao abrigo de correntes de ar. Assim, ele se conservará inalterado indefinidamente. No entanto, embora não envelheça mais depois de engarrafado, podendo durar por muitos anos sem que seu sabor se modifique, o conhaque sofre oxidação em contato com o ar. Por isso, os conhecedores recomendam que uma garrafa de conhaque muito velho, uma vez aberta, seja consumida o mais rápido possível. Já um conhaque de idade média pode ser consumido em três ou quatro meses, sem que sua cor e seu sabor se alterem.

Leia Também ↓↓: 

  • setaComo Eliminar a Candidíase SEM Remédios ou Cremes…
  • setaSofre com ESTRIAS? Elimine às de Forma 100% Natural, AGORA!
  • setaMulheres de São Paulo Estão Emagrecendo Rapidamente, VEJA COMO!
  • setaComo ter Ereções 3X Mais POTENTES sem Medicações, de forma 100% Natural…
  • setaSofre de Calvície? Eis a Solução Definitiva…

COMO BEBER E SERVIR

Uma taça de conhaque não deve ser bebida de uma vez só, pois esta bebida exige tempo para que seja verdadeiramente degustada. A medida certa de bebê-lo é aos pequenos goles. Deve ser servido em taça especial (grande, bojuda e de boca estreita, tipo balão) e em pequenas quantidades. Para aquecê-lo, de modo que todo o seu buque se desprenda, basta tomar a taça entre as palmas das mãos e ir girando-a delicadamente (é o calor das mãos que aquece a bebida). Também pode ser aquecido em aquecedor próprio, que tem um suporte para a taça e um foco de chama.

Tradicionalmente, o conhaque é servido depois do café, ou como aperitivo, antes das refeições. Mas pode ser usado como condimento em pratos à base de carnes e peixes, assim como no preparo da vinha-d’alhos e para apurar o sabor de molhos próprios para carnes, aves e peixes. Para flambados, o conhaque é a bebida ideal, por apresentar um alto teor alcoólico. Além disso, deixa o alimento muito gostoso.

Benefícios do Conhaque Para Saúde do Coração

É bastante comum que médicos recomendem certas bebidas alcoólicas para prevenir e até mesmo combater algumas doenças. É comum ouvirmos falar apenas do vinho, mas o conhaque também tem propriedades bastante úteis. O conhaque tem um efeito benéfico para o coração. Quando consumido DE FORMA MODERADA, comprova a tese de que seus antioxidantes são benéficos, muito parecido com o Vinho a partir do qual é derivado. Este potencial antioxidante pode realmente reduzir a quantidade de colesterol negativo no coração, ajudando a equilibrar os níveis de colesterol e reduzir o acúmulo de placa. neste aspecto, o conhaque também é benéfico para quem quer emagrecer sem fazer dieta. É bom, porém, dizer que ele deve ser consumido em moderação porque beber quantidades excessivas também pode ser ruim para o coração, por isso o cuidado deve sempre ser tomado ao monitorar o consumo. Um único copo depois do jantar é recomendado como uma quantidade segura e benéfica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.