Você está aqui: Início / Golfe / Golfe um esporte acessível e que gera renda

Golfe um esporte acessível e que gera renda

Renda extra para quem gosta de esportes

Muitas são as pessoas que, hoje em dia, precisam complementar a renda desenvolvendo atividades que estejam relacionadas aos esportes. Muito dinheiro é investido por patrocinadores em premiações, mas também há muito dinheiro nos bastidores, na preparação das competições. Neste artigo trato de um esporte específico que é o golfe, mas você pode facilmente adaptar à sua realidade e até mesmo aplicar as técnicas para ganhar dinheiro caso não este envolvido com este mundo dos esportes.

O que é o Golfe, quais as regras e fundamentos?

Acredita-se que um dos esportes mais antigos praticados com bola seja o golfe. Ainda na época antes de Cristo, entre os romanos era popular um esporte chamado paganica. Nesta versão antiga do golfe, os participantes usavam um bastão rudimentar feito de madeira e uma pequena bola que podia ser feita de penas ou de couro.

Há ainda um outro jogo similar, chamado chuiwan, surgiu na China entre 960 e 1279. Era disputado com dez tacos, numa área retangular. Pouco depois apareceu uma modalidade chamada kolf, praticada na Holanda. O primeiro relato dela data de 26 de fevereiro de 1297.

A paternidade do golfe moderno, contudo, é reivindicada pelos escoceses. Em 6 de março de 1457, o rei  da Escócia James II publicou um decreto proibindo a prática do golfe e do futebol, que estariam prejudicando o treinamento de arco e flecha de seus soldados, atrapalhando a atenção deles para os conflitos contra a Inglaterra. Esse é o primeiro documento de que se tem notícia retratando o golfe com formato muito próximo do atual.

#imagem treinando

O primeiro torneio internacional de golfe de que se tem notícia foi promovido em 1680 pelo duque de York (depois nomeado rei James II, da Inglaterra, Escócia e Irlanda, entre 1685-1688), ao ser desafiado por dois nobres ingleses em Leith, na Escócia. O duque de York fez parceria com o sapateiro John Patterson, que ganhou dinheiro suficiente para construir uma casa em Edimburgo.

As primeiras regras oficiais do golfe, escritas em 1754 pela Society of St. Andrews Golfers, de Edimburgo, formada por 22 nobres, para um torneio local, permaneceram praticamente as mesmas por mais de dois séculos e meio. Da Grã-Bretanha, o golfe foi levado para todo o mundo, junto com a expansão do Império Britânico, a partir dos anos 1800, chegando a todas as colônias, além de outros países da Europa e até na Ásia. Atualmente, estima-se entre 50 e 60 milhões de praticantes do golfe em todo o mundo.

O golfe chegou ao Brasil no fim do século 19, trazido por engenheiros e técnicos ingleses que vieram ao país construir as primeiras ferrovias. Eles fundaram o primeiro clube do Brasil, o São Paulo Golf Club, em 1901, ao lado da Estação da Luz. O campo foi transferido anos depois para o Morro dos Ingleses, na região da avenida Paulista, antes de ter sua sede definitiva em Santo Amaro.

Muitos campos de golfe construídos por ingleses e americanos perto de portos movimentados, como Santos e Salvador, desapareceram, mas logo o esporte se espalhou por todo o Brasil, também com grande ajuda da colônia japonesa. Hoje existem mais de 120 campos de golfe no Brasil – 40 deles em São Paulo – e mais de 25 mil jogadores.

Regras básicas e características

  1. Num campo de golfe existem 18 buracos. Nele existem obstáculos como, por exemplo, bunkers de areia e pequenos lagos. Um campo de golfe tem, geralmente, 6,4 quilômetros de extensão. O golfista, durante uma partida, deve acertar a bolinha em todos os buracos do campo.
  2. Os jogadores utilizam tacos especiais para encaixar as bolinhas, com a menor quantidade possível de tacadas.
  3. Geralmente, uma partida de golfe tem a duração de quatro dias. Estas partidas são realizadas durante a parte clara do dia.
  4. Os buracos do campo de golfe são sinalizados com uma bandeira pequena, presa num mastro, geralmente de formato triangular.
  5. Os jogadores podem utilizar cinco tipos de tacos diferentes. Cada um deles é apropriado para uma determinada situação. Os de cabeça de madeira, por exemplo, são muito usados para tacadas mais fortes. Para tacadas que exigem precisão, geralmente as mais próximas do buraco, os jogadores usam um taco chamado de putter, que podem ter a cabeça formada por diversos tipos de materiais (aço, bronze, grafite, alumínio, entre outros).
  6. No golfe existem dois tipos principais de tacadas: drive (tacadas de alta potência) e chip (tacadas curtas e precisas, pois são realizadas próximas aos buracos).
  7. A bola de golfe não pode pesar mais do que 45,93 gramas e seu diâmetro não pode ser menor do que 42,67 milímetros. Geralmente, são na cor branca e devem ser precisamente simétricas. Elas possuem, em sua superfície, entre 250 e 500 alvéolos.

Imagens do campo de golfe The Dog Wood’s Golf

Vocabulário para o praticante de golfe

Assim como em outros esportes, o golfe tem um vocabulário específico e que deve ser aprendido não só pelos praticantes, mas por todas as pessoas que gostam de acompanhar este esporte que, dia a dia, ganha mais adeptos no Brasil. Abaixo você verá uma seleção de termos que fazem parte do dia a dia dos praticantes e frequentadores de clubes de golfe.

Albatroz acertar o buraco com três tacadas abaixo do par estabelecido.
Approach tacada que leva ao green, geralmente em distância entre 100 e 150 jardas do buraco.
Birdie acertar o buraco com uma tacada abaixo do par.
Bogey acertar o buraco com uma tacada acima do par.
Bunker bancos de areia que servem como obstáculo.
Caddie carregador de tacos.
Chip shot tacada curta, perto do green.
Drive primeira tacada a partir do tee. É também o nome do taco usado para tacadas de longa distância.
Eagle acertar o buraco com duas tacadas abaixo do par.
Fairway região no centro do campo, entre o tee e o green.
Green área onde fica o buraco, onde a grama é fina, compacta e aparada rente ao solo.
Hazard obstáculo (de água ou areia).
HCP (handicap) tipo de pontuação que mede o aproveitamento de cada golfista, sendo subtraído do total de tacadas.É usado para igualar dois jogadores de níveis diferentes. Um iniciante recebe handicap 40 e um profissional handicap zero.
Hole buraco sinalizado por uma bandeira colorida.
Hole-in-one acertar o buraco com uma única tacada.
Iron taco de ferro, usado para jogadas curtas.
Par referência da média de tacadas para embocar a bola. Cada buraco tem seu par e cada campo tem um par total.
Putt tacada no green para atingir o buraco. O taco para esse tipo de jogada chama-se putter.
Rough local de grama mais alta e difícil de jogar, geralmente perto de árvores e arbustos.
Scratch partida onde não há desconto de handicap.
Stance posição do jogador na hora da tacada.
Swing balanço do corpo para dar a tacada.
Tee local onde é dada a primeira tacada em cada buraco. Também é o nome do pino de plástico que sustenta a bola na primeira tacada.
Wood taco de madeira, usado para jogadas de longa distância.
Yards jardas. No golfe, as distâncias são medidas em jardas. Cada jarda eqüivale a 91,4 centímetros.

Como ganhar dinheiro com esportes

Existem várias formas de aumentar sua renda nesse meio que é o esporte. Cada uma das formas abaixo podem ser usadas por você adaptando à realidade em que vive. Dessa forma, podemos sim complementar a renda ou até mesmo largar a profissão que hoje você desempenha.

Ganhar dinheiro tirando fotografias

Uma das formas mais simples de ganhar dinheiro com fotografias é cobrindo eventos esportivos.

Ganhar dinheiro com cursos online

{atualizar}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.